Certa vez um aluno meu estava aprendendo uma música e tendo muita dificuldade, e me disse que o que o confortava era ter visto no youtube essa música tocada por uma mulher, no caso, a baterista Meytal Cohen. Para ele, “se uma mulher conseguia tocar, ele conseguiria também”. Como professor, me senti na obrigação de corrigi-lo quanto a esse pensamento, e dizer para ele que o sexo em nada importa nessa questão, especialmente porque existem, obviamente, grandes bateristas mulheres.
O fato de ele não saber disso, deve-se, pelo menos em parte, ao fato de que como em quase todas as outras profissões, na bateria as mulheres em destaque são minoria. É um grande erro pensar que isso se deva a uma menor capacidade inata do sexo feminino para tocar o instrumento. Eu prefiro responsabilizar a nossa cultura, em que muitas vezes educamos as meninas para que procurem um marido por meio do qual possam se realizar, ao invés de incentivá-las a realizarem-se por si mesmas. Em outras palavras, ensinamos nossas mulheres a procurar e sonhar com um marido baterista, mas não a tornarem-se elas mesmas grandes bateristas.
Mas o fato de termos poucas bateristas em destaque, ou melhor dizendo, poucas em relação ao número de homens na mesma posição, não é apenas uma questão matemática. Tenho plena convicção de que uma mulher baterista precisa se esforçar muito mais do que um homem com a mesma capacidade no instrumento para provar seu talento.
Foi pensando nisso que resolvi escrever esse pequeno post em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o qual dedico às minhas várias alunas que também são mulheres: Joelma, Ângela, Patrícia, Neusette, Adriana, Giórgia e todas as outras que já passaram pelas minhas aulas. Espero que continuem estudando música e mostrando como não tem fundamento essa mentalidade machista.
Abaixo deixo uma pequena lista de vídeos de bateristas mulheres que eu admiro muito:
Helen de La Rosa:
Encontrei essa baterista virtuosíssima por acaso no canal da Meinl, que além de fazer pratos excelentes, sabe escolher e encontrar grandes artistas para patrocinar. Atenção na ironia do nome da música! Recomendo MUITO!
Vera Figueiredo:
Baterista por muitos anos da banda do programa Altas Horas, Vera Figueiredo foi muito importante pra mim porque aprendi muito com o seu VHS (sim, VHS) “Os 40 rudimentos”, quando eu estava começando a tocar. Hoje ela administra um grande instituto de bateria em São Paulo que leva o seu próprio nome.
Lilian Carmona:
Mais de 40 anos de carreira, já tocou com Baden Powell, Leny Andrade, Toquinho, Nana Caymmi, Gal Costa, Dominguinhos e Nara Leão. Preciso falar mais? Já perdi as contas de quantas vezes ouvi esse show inteiro!
Meytal Cohen
Não podia deixar de lado porque eu citei ela no texto. Dona de um dos canais de maior sucesso do Youtube, acho muito impressionante como ela consegue tocar músicas muito pesadas e difíceis com toda a delicadeza.
Anika Nilles
Anika Nilles além de ser uma excelente baterista, produz as músicas que ela aparece tocando nos seus vídeos. É dona de um dos maiores canais do youtube e uma das artistas mais importantes na divulgação dos pratos da Meinl.
Deixe um comentário