Nesse post em três partes vou apresentar os fundamentos de um estilo musical que às vezes é até subvalorizado na bateria: o Reggae. Em cada uma das três partes você irá conhecer uma das três principais variantes do estilo: respectivamente, one drop, steppers e rockers. Nessa segunda parte confere os fundamentos importantes do steppers.
Antes de mais nada gostaria de pedir desculpa para quem pediu esse texto e eu deixei esperando mais do que prometi, mas a coisa anda corrida por aqui. Espero que esteja do mesmo nível que o primeiro texto e que agrade a todos. Abraços!
O Steppers:
A variante “steppers” nada mais é do que o ritmo do reggae tocado com o bumbo em cada um dos quatro tempos.
Isso torna o steppers um pouco mais pesado que o one drop, e dá a sensação de tratar-se de um ritmo mais acelerado.
A músicas Is This Love, Exodus e Buffalo Soldier do álbum Legend do Bob Marley, foram gravadas usando o steppers. Compare-as com No Woman no Cry, por exemplo, e observe como elas parecem ser bem mais rápidas.
Os padrões abaixo são variantes de steppers. Pratique-os primeiro isoladamente, em um andamento confortável, até dominá-los:
Assim como os padrões do post anterior, todos esses grooves podem ser tocados variando os acentos do Hi-Hat (>) ou não: acentuando sempre os tempos 2 e 4, ou tocando todos os quatro com a mesma intensidade. Pratique das duas maneiras e veja qual você gosta mais. Toque os acentos com o corpo da baqueta quase inteiro sobre toda a superfície do prato, e os não acentos apenas com a ponta na parte superior..
Da mesma forma, para dar mais swing ao ritmo podemos usar os padrões tercinados semelhantes ao Shuffle no Hi-Hat:
Lembre-se também apesar de aparecerem em músicas diferentes, os ritmos do steppers e do one drop podem coexistir em uma mesma música, e muitas vezes, o steppers complementa o one drop no refrão ou solo de guitarra, em que a tensão da música aumenta.
A tensão é um conceito interessante não apenas no Reggae. Procure sempre observar como cada um dos músicos – nós, bateristas, inclusive – criam tensão. Isso pode ser feito simplesmente soltando o hihat, ou trocando o hihat pelo ride durante a levada. No reggae, onde tradicionalmente não usamos o prato de condução, a tensão pode ser criada acrescentando mais bumbos – obtendo, portanto, um padrão de steppers.
Por isso, pratique os exemplos de steppers acima junto com os padrões de one drop do post anterior, fazendo cada um deles por dois compassos completos. Isso irá ajuda-lo a aplicá-los em uma situação musical.
Duas outras músicas em que podemos ouvir o steppers são Red Gold and Green, do Burning Spear, e Jamming, do Bob Marley. Como indicação de baterista, deixo aqui o som do grande Sly Dunbar, que tocou com Peter Tosh, Lee Perry e até mesmo com Bob Dylan nos álbuns Infidels e Empire Burlesque.

É isso aí, espero ter ajudado os meus leitores. Não se esqueçam de se inscrever na minha newsletter e de seguir o blog para receber as atualizações, inclusive do próximo post sobre reggae que terá como tema nossa última variante: o rockers! Por fim, gostaria de pedir a todos que se inscrevam no meu canal do youtube, onde é possível ver várias lições em vídeo, performances e tudo relativo a bateria. Pode não parecer, mas essas inscrições realmente me ajudam a continuar o meu trabalho, que é levar a você sempre conteúdo didático e informativo de boa qualidade!!
Abraços,
Pedro Alvez
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